Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Policia Civil prende integrante de quadrilha que pratica estelionato realizando falsas compras de vídeo game pela internet

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/04/2024 14h15 - Atualizado em 11/04/2024 14h15


Policiais civis da 81ª DP (Itaipu) prenderam um homem em flagrante, nesta terça-feira (09/04), por tentativa de crime de estelionato, associação criminosa e resistência. Ele foi localizado e detido nas proximidades da comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio.

De acordo com as investigações, o preso integra uma quadrilha que realiza falsas compras de vídeo game que são anunciados em perfis de redes sociais. O grupo atua com mesmo modus operandi, em que criam um perfil feminino na rede social e faz contato com o anunciante da venda dos eletrônicos nas plataformas de internet, informando que o irmão ou parente tem interesse na compra e fornecendo o numero do aplicativo de mensagens para que possam conversar. Os videogames custam acima de R$ 2,5 mil, representando considerável prejuízo para as vítimas.

Trocando mensagens por meio de aplicativo, o criminoso convence a vítima a fazer o anúncio em outro site de comercio eletrônico, onde supostamente possui crédito em uma plataforma de pagamento digital e, assim, enviam comprovante de pagamentos e e-mails falsos como se fosse remetido pelo site de vendas online confirmando a transação. Em seguida, enviam um motorista de transporte por aplicativo, normalmente de boa-fé, para buscar o videogame com a vítima e levar até outro ponto onde se encontra outro criminoso responsável por receber o aparelho.

A fim de demonstrar credibilidade ao ato de compra, o criminoso envia uma foto nas mensagens segurando o documento, porem, na verdade, a foto é de uma pessoa que também foi vítima anteriormente. Ele ainda pede à atual vítima que envie foto sua segurando seu documento, que será utilizada em golpes futuros.

No caso investigado pela 81ª DP, a vitima, moradora de Itaipu, em Niterói, suspeitando que o interessado na compra do videogame fosse um criminoso, comunicou o fato aos policiais civis, que seguiram o motorista de aplicativo enviado pelo suposto comprador até a Avenida Niemeyer, onde a prisão ocorreu.

Após diligências, foi constatada a existência de outros três procedimentos policiais em que video games foram entregues no mesmo local, próximo à passarela em um dos acessos da comunidade. O preso já possui anotações criminais por associação para o tráfico de drogas, tortura, homicídio, roubo, sequestro e outros atos infracionais.