Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil e Santuário Cristo Redentor realizam treinamento conjunto em preparação para eventos internacionais

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
15/04/2024 15h51 - Atualizado em 15/04/2024 15h51

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Secretaria de Estado da Polícia Civil, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, realizou um exercício simulado, em preparação para eventos internacionais que ocorrerão no Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (15/04). O objetivo era simular o atendimento de uma ocorrência com explosivos de grande complexidade no ponto turístico, com a participação de diversas equipes e especialistas da Core.

Além do treinamento, a ação era parte do VI Curso de Formação de Explosivistas do Esquadrão Antibomba, que coordenou o trabalho. Participaram os alunos que estão concluindo o curso, bem como agentes do Serviço Aeropolicial (Saer), da Seção de Apoio Policial (SAP), da Seção de Operações com Cães (SOC) e da Seção de Operações Táticas Especiais (Sote).

Diversos equipamentos antibomba foram utilizados, incluindo robôs, trajes de proteção, braços robóticos, raio-x portátil, cargas explosivas especiais e bloqueadores de frequência. Além disso, equipes com material de atendimento pré-hospitalar (APH), aeronaves, drones, fuzis de precisão e cães farejadores de explosivos estiveram presentes.

No Curso de Formação de Explosivistas, os alunos são apresentados a pontos turísticos, locais de grande aglomeração de pessoas e pontos estratégicos do Rio de Janeiro, com o objetivo de adquirirem conhecimento e experiência para possíveis ocorrências, preparando os formandos para atuarem em qualquer ambiente. Já houve treinamentos no Parque Bondinho Pão de Açúcar e nas usinas nucleares de Angra dos Reis, entre outros locais do estado.