Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil indicia pastor por intolerância religiosa durante evento público

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
17/04/2024 12h23 - Atualizado em 17/04/2024 12h23

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) indiciou um pastor por intolerância religiosa. O crime foi cometido em 2022, durante um evento público, em Itaboraí, na Região Metropolitana.

Segundo apurado, o homem proferiu ofensas direcionadas a seguidores de religiões de matriz africana. Os agentes analisaram o vídeo com este discurso e ouviram testemunhas e o próprio pastor, entre outras diligências. A mídia passou por perícia, que concluiu que não houve edição ou manipulação em seu conteúdo.

A investigação concluiu que houve, de forma clara, a prática do ato de intolerância religiosa, uma vez que se pretendeu durante o discurso a imposição de um único padrão religioso, sem o devido respeito à diversidade e à liberdade. A Decradi destaca que a crença ou fé professada por um segmento religioso ou pessoa não pode ser realizada de forma a incitar o ódio, preconceito, discriminação ou intolerância.