Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende dois condenados por aplicar golpe milionário em viúva de colecionador de artes

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
09/05/2024 12h40 - Atualizado em 10/05/2024 11h35

Policiais civis da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter) prenderam, nesta quinta-feira (09/05), dois acusados de aplicar golpe que causou prejuízo milionário à viúva de um dos maiores colecionadores de arte no Brasil. A operação foi planejada para cumprir mandados de prisão, após os alvos terem sido condenados pelos crimes de estelionato, extorsão, roubo, sequestro, cárcere privado e associação criminosa.

Os autores já haviam sido presos no escopo da "Operação Sol Poente", deflagrada em 2022 pela Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti). Nesta quinta, os agentes foram a endereços da Zona Sul e da Zona Oeste para capturar os criminosos. Uma terceira pessoa não foi localizada e é considerada foragida.

De acordo com as investigações, o golpe foi planejado pela filha da vítima, no início de 2020. A mulher contratou uma falsa vidente para abordar a mãe na rua e alertá-la sobre uma possível morte na família. A idosa, então, foi levada a uma cartomante e a uma mãe de santo, que confirmaram a previsão e sugeriram que ela pagasse por “um trabalho”. A vítima fez, em um intervalo de 15 dias, pagamentos que totalizaram R$ 5 milhões.