Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil realiza primeiro seminário de enfrentamento à violência de gênero

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
03/05/2018 19h37 - Atualizado em 04/05/2018 16h31

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (03), o Primeiro Seminário de Violência de Gênero, na Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol). O evento tem como objetivo orientar e capacitar os policiais civis, humanizando a atuação na investigação criminal e no atendimento e o acolhimento às vítimas de violência de gênero. 

- Tem uma pesquisa realizada ano passado que mostra que no Brasil 503 mulheres são vítimas de agressões físicas por hora. Ao final do ano, teremos cerca de 4 milhões de vítimas de violência física. Isso me preocupou muito e me faz ter a certeza da relevância de um simpósio como este, que possa orientar e capacitar os policiais para tratarem de um assunto tão delicado – destacou a subchefe administrativa da Polícia Civil, delegada Gisele de Lima Pereira. 

Realizado pela Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), em parceria com a Academia de Polícia, o seminário contou ainda com apoio do Tribunal de Justiça de Rio de Janeiro e Defensoria Pública. 

- Essa parceria com outros órgãos é muito importante para nos ajudar a melhorar sempre o nosso atendimento. Nós policiais estamos na ponta. Abertos 24 horas por dias, sete dias por semana sempre recebendo essas demandas. Precisamos estar preparados para atender bem a população – afirmou a diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), delegada Gabriela Von Beauvais. 

A diretora da Academia de Polícia, delegada Nadia Sad Abrahao, ressaltou a importância da realização de capacitação sobre o tema, para melhoria do trabalho policial e atendimento à população. Além disso, ela destacou a relevância de parcerias com instituições como Tribunal de Justiça e Defensoria Pública na área de ensino. 

- A realização desse evento demonstra a preocupação da Polícia Civil em orientar e capacitar seus policiais para o melhoria do trabalho investigativo e de atendimento à população. É importante ainda ressaltarmos que não existe possibilidade, na área de ensino, de realizarmos aprimoramento e conhecimento sem parceria entre as instituições – exaltou a diretora. 

O evento contou ainda com a presença do delegado Paulo Passos, do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), da juíza Adriana Ramos Melo, da defensora pública Flávia Barbosa Brasil do Nascimento, de delegadas das Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs), entre outras autoridades.