Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra traficantes acusados de extorquir motoristas na Ilha do Governador

Fotos: Carlaile José Rodrigues

ASCOM - Assessoria de Comunicação
20/06/2024 07h32 - Atualizado em 20/06/2024 12h38

Policiais civis da 37ª DP (Ilha do Governador) realizam, nesta quinta-feira (20/06), a "Operação Bandeira Livre" para cumprir mandados de prisão preventiva contra cinco traficantes acusados de extorquir motoristas de aplicativo na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Até o momento, três pessoas foram presas.

A operação acontece na comunidade do Dendê. Agentes das delegacias do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC); Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) participam da ação.

De acordo com as investigações, os alvos pertencem à facção Terceiro Comando Puro (TCP) e atuam como narcomilicianos na região, comercializando drogas e extorquindo motoristas de aplicativos mediante uma série de outros delitos graves, como ameaças com armas de fogo, homicídios e tortura das vítimas. Ainda segundo a 37ª DP, os bandidos lucram com a cobrança ilegal de “taxas”, tentando controlar o serviço de transporte por aplicativo na região.

- As sucessivas operações realizadas pela Polícia Militar na localidade nos últimos dias também possibilitaram a coleta de dados, que contribuíram para identificar os autores do crime e com a investigação da prática criminosa. Além disso, o trabalho de campo da PM também foi essencial para monitorar a movimentação dos bandidos. Essa integração entre as instituições foi peça-chave para o sucesso da operação - disse o titular da 37ª DP, delegado Felipe Santoro.