Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil do Rio promove encontro pioneiro entre as corregedorias de Polícias Estaduais

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
22/11/2018 16h25 - Atualizado em 22/11/2018 16h30

Durante o I Encontro Nacional das Corregedorias das Polícias Judiciárias Estaduais, realizado, nesta quinta-feira, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, o corregedor Interno da Polícia Civil, Gilson Emiliano, disse que “não tem como pensar em uma instituição de polícia forte, sem pensar em um órgão de correição igualmente forte”.

- Esse encontro tem como objetivo diagnosticar o panorama da Polícia Civil e encontrar mecanismos para fortalecer as polícias judiciárias -, destacou o corregedor, responsável pelo pioneirismo da ação na Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Presente à palestra, o secretário de Segurança Pública do Rio, general Richard Nunes, enfatizou o trabalho de sistematização das corregedorias realizado durante o período de intervenção, que também atuou na padronização dos procedimentos e na mensuração da produtividade, visando apurar se as metas estão sendo alcançadas. “Isto dá transparência e fortalecimento às corregedorias", observou Richard Nunes.

A chefe de Gabinete da Polícia Civil, Gisélia Cristina Martins Miranda, que representou o chefe de Polícia Civil no evento, destacou a importância de as corregedorias atuarem com muito equilíbrio e serenidade para que possam ser exercidas com justiça.
- Espero que esse encontro tenha uma conclusão exitosa para que possamos difundi-la a vários estados -, concluiu a delegada, ao parabenizar o corregedor pela iniciativa.

Estiveram presentes ao evento, a desembargadora Gizelda Leitão Teixeira, da 4ª Vara Criminal, diretores dos Departamentos de Polícia, ex-corregedores internos, representantes da Corregedoria geral e corregedoria da Polícia Militar, entre outras autoridades policiais.

O encontro acontece na quinta-feira e sexta-feira, dias 22 e 23 deste mês, das 9h30min às 17 horas, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio.

Nesta quinta-feira, os palestrantes ministram painéis que discutem sobre a estrutura, recursos humanos e materiais, além de propostas de fortalecimento e aperfeiçoamento da corregedoria. Na sexta-feira, os temas versam sobre a “Corrupção e Teoria do Domínio do Fato”, a “Lavagem de Dinheiro” e a “Humanização da Corregedoria”.