Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Secretaria de Estado de Polícia Civil inaugura nova estrutura de Corregedoria

Fotos: Paulo Toscano

ASCOM - Assessoria de Comunicação
28/02/2019 17h34 - Atualizado em 01/03/2019 1h03

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) inaugurou, nesta quarta-feira (27), as Comissões Permanentes de Inquérito Administrativo da Corregedoria Geral de Polícia Civil. A solenidade contou com a presença do governador Wilson Witzel e do secretário de Estado de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga.

– A Corregedoria dentro da estrutura da Segurança Pública é fundamental. A responsabilidade do corregedor Glaudiston Galeano e de sua equipe é gigantesca. É através da Corregedoria que se mantem a rigidez de todo o sistema. Nós não podemos permitir que autoridades policiais se corrompam. A corrupção da polícia é a falência do Estado Democrático de Direito em sua primeira face – destacou o governador.

O secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, destacou a importância da nova estrutura da Corregedoria.

– Estou muito feliz com o time que o corregedor Glaudiston escolheu, que é um dos melhores que temos na Polícia Civil. Estamos levando muito a sério o trabalho e, principalmente, sabemos que não podemos errar – disse.

Com o fim da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG), a Corregedoria Geral Unificada (CGU) foi desmembrada, transformando os órgãos correcionais internos das polícias e dos Bombeiros em Corregedorias Gerais. A Corregedoria Geral da Polícia Civil (CGPOL) ganhará três comissões permanentes de inquéritos administrativos formadas, cada uma, por três delegados, que vão avaliar os procedimentos.

- A mudança é um grande ganho para as secretarias, especialmente para a SEPOL, pois teremos mais autonomia nas decisões em casos de suspensão até 90 dias, cassação de aposentadoria e demissão de servidor - afirmou o corregedor Glaudiston Galeano.