Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Polícia Civil do Rio e Polícia Montada do Canadá ministram curso de técnicas de entrevistas para crianças vítimas de crimes

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/06/2017 10h30 - Atualizado em 08/06/2017 2h09

Em uma ação pioneira, A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Polícia Royal Montada do Canadá, realizaram, entre os dias 29 de maio e 02 de junho deste ano, o Curso de Técnicas de Entrevistas com Crianças Vítimas de Crimes.

O corpo discente foi formado por 12 policiais civis do Rio e 12 policiais federais, demonstrando a ação integrada dos componentes da segurança pública no combate sistemático aos crimes contra crianças e adolescentes no estado do Rio e no Brasil.

O corpo docente foi composto por policiais canadenses, com palestras da Polícia Civil através das atividades do Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança (CAAC) e do Ministério Público do Rio, com atividades do CAAC no interior.

Policiais da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), da Acadepol, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e da 110ª DP (Teresópolis) fizeram parte da capacitação para aprimoramento das oitivas especializadas em suas unidades e agirão como verdadeiros agentes multiplicadores, considerando a adequação para a nova lei da escuta protegida com início de vigência em abril de 2018 - Lei no 13431/2017.

Com carga horária de 40 horas, o curso ministrado versou sobre assuntos como a preparação das crianças para entrevista; técnicas de entrevistas, atividades da DCAV/ CAAC; atividades do CAAC - Bem-me-quer; atividades de prevenção a crimes e estudo de casos. O curso realizado pela Acadepol, com disponibilidade de local para as atividades práticas pela delegada Carolina Albuquerque, diretora da Acadepol, contou com apoio da FAEPOL.

Estiveram presentes nas cerimônias de abertura e de encerramento, o chefe da Polícia Civil Carlos Leba; o chefe de Gabinete, delegado Antônio Carlos de Carvalho; a consulesa do Canadá, Evelyne Coulombe; o adido do consul do Canadá, Ulysses Botelho; a diretora da Acadepol, delegada Carolina Salomão Albuquerque; a delegada titular da DCAV, Juliana Emerique; a promotora de Justiça, Carla Vargas, e o diretor da FAEPOL, delegado Adilson Palácio.