Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

ACADEPOL é sede de curso sobre lavagem de dinheiro

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
02/12/2019 13h57 - Atualizado em 02/12/2019 13h57

A Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Adadepol) é a sede do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), projeto estratégico que integra um dos eixos de ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no combate à corrupção. Essa é a primeira vez que o curso é ministrado no Rio de Janeiro. Outras cinco capitais brasileiras já participaram do programa, com a capacitação de 200 policiais civis. A abertura do curso aconteceu nesta segunda-feira (02/11).

No Rio, 50 policiais civis participarão do programa que visa a aprimorar e fortalecer o trabalho das polícias judiciárias, aumentando a capacidade investigativa e de resolução de crimes com impacto positivo na segurança pública.

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias é uma iniciativa da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública da Senasp/MJSP. Em seu discurso, o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Marcus Vinícius Braga, frisou que a investigação da lavagem de dinheiro é destaque da política de segurança do governo e mostrou números referentes à atuação da Polícia Civil nesses primeiros meses do ano que levaram à redução da criminalidade no estado.

A palestras de abertura, que abordou o Enfrentamento ao Crime Institucionalizado, foi ministrada pelo delegado federal Jorge Pontes.

A intenção do curso é transmitir experiências que obtiveram êxito na condução de trabalhos investigativos da Polícia Federal, promovendo a integração entre as instituições. Os policiais civis terão como palestrantes delegados federais de três distintas gerações, responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas nos últimos 15 anos. Nomes nomes como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Mauricio Moscardi, Cleyber Malta, Erika Marena, Márcio Anselmo e Emmanuel Balduíno estão entre os palestrantes. Eles apresentarão estudos de casos e diferentes técnicas operacionais durante a semana de capacitação.

O programa vai do dia 02 ao dia 06 de dezembro. Na terça-feira, dia 03 de dezembro, o secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, fará palestra motivacional aos policiais civis do Rio de Janeiro. centro do Rio de Janeiro

A mesa de abertura teve a seguinte composição: delegados Marcus Vinícius Braga, secretário de Polícia Civil, subsecretário Flávio Brito, Ricardo Barboza (chefe de Gabinete), Patrícia Alemany (DGCOR-LD), Renata Teixeira de Assis (ACADEPOL), Paulo Lacerda (ex-diretor da Polícia Federal), Fábio Barucke (SSPIO) e Jorge Pontes (delegado federal).