Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Sepol e MP realizam operação para prender despachantes acusados de falsificação de alvarás

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
13/02/2020 13h23 - Atualizado em 13/02/2020 16h10

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) e da 127ª DP (Búzios), em ação conjunta com o Ministério Público (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), realiza, na manhã desta quinta-feira (13/02), a 2ª fase da Operação Plastográfos. A ação acontece no município de Armação dos Búzios e teve como objetivo cumprir cinco mandados de prisão contra despachantes acusados de falsificação de alvarás. Três pessoas foram presas.

A investigação apontou que empresários, em busca de legalizar seus negócios junto à Prefeitura de Búzios, eram indicados por funcionários da administração municipal a procurar despachantes que, supostamente, agilizariam o processo de liberação. Os golpistas cobravam cerca de R$ 5 mil para emitir os alvarás definitivos, mas os documentos entregues por eles eram falsos.

Ainda segundo o apurado, os criminosos ameaçavam as vítimas e destruíam provas. Eles vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, fraude processual e ameaça.

Na 1ª fase da operação, realizada em outubro do ano passo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos despachantes.