Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Sepol realiza operação para desarticular esquema de lavagem de dinheiro de organização criminosa de tráfico de drogas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
12/03/2020 11h23 - Atualizado em 12/03/2020 17h48

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da 19ª DP (Tijuca), realiza, na manhã desta quinta-feira (12/03), a Operação Shark Attack para cumprir 12 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão contra acusados de lavagem de dinheiro do tráfico da comunidade do Borel, na Tijuca. A ação interestadual é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo realizado pela unidade, com o objetivo de desarticular o fluxo financeiro do dinheiro que sustenta a organização criminosa. Nove pessoas foram presas.

Os mandados foram expedidos contra o núcleo estratégico responsável pelo fluxo da engenharia financeira montada para lavar o dinheiro da organização criminosa. Os alvos são laranjas, empresários e contadores. Nesta fase, realizada nas cidades de Ribeirão Preto, em São Paulo, Curitiba, no Paraná, e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, os agentes estão cumprindo os mandados e fazendo o bloqueio de 15 contas bancárias de oito empresas, além do sequestro de quatro imóveis e veículo.

A investigação apontou uma série de operações atípicas e suspeitas nas contas da quadrilha, confirmadas pelas quebras de sigilo bancário. Ainda segundo o apurado, entre os anos de 2015 e 2019 circularam cerca de R$ 147 milhões na contas.

De acordo com a unidade, o material apreendido em fases anteriores foi determinante para a identificação dos integrantes que compõem a estrutura empresarial voltada para a lavagem de ativos. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos.