Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Secretaria de Polícia Civil e MP realizam operação para desarticular esquema de fraude na Câmara de Vereadores de Mesquita

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/05/2020 09h16 - Atualizado em 27/05/2020 9h16

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Coordenadoria de Investigações de Agentes com Foro (CIAF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (GAOCRIM/MPRJ), em conjunto com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG)  e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) realizam, na manhã desta quarta-feira (27/05), a operação Hermes para cumprir mandados de busca e apreensão referente a uma investigação que apura fraudes em licitações no município de Mesquita, na Baixada Fluminense. Os mandados foram cumpridos em endereços de Mesquita, na Baixada e nos municípios de Belo Horizonte e São José da Barra, em Minas Gerais.

A investigação constatou a existência da prática de desvio de verbas públicas, através de dispensa de licitação, peculato, falsidade ideológica e lavagem de capitais  por parte de vereadores de Mesquita e sócios de empresas de Minas Gerais. As fraudes eram praticadas em cursos de capacitação,  viagens para outros estados,  além de contratados realizados pela Câmara Municipal de Mesquita. 

Por determinação judicial, o ex Presidente da Câmara de Mesquita, fica afastado de qualquer função administrativa. O processo segue em sigilo.