Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

DGCOR-LD realiza operação para cumprir mandados e bloqueio de contas de envolvidos em esquema de fraude em licitações

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/05/2020 11h00 - Atualizado em 29/05/2020 11h41

O Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) realiza, nesta sexta-feira (29/05), a Operação Cerco para cumprir quatro mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de contas dos investigados. A ação é um desdobramento da Operação La Casa de Papel desencadeada pelo DGCOR, com apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC) do MP-RJ, para apurar fraudes em pregões eletrônicos realizados para aquisição de resmas de papel para diversos órgãos do estado em 2016. Durante a ação, duas pessoas foram presas e documentos e celulares apreendidos para análise.

De acordo com a investigação, a fraude constatada pela Controladoria Geral do Estado (CGE) revelou uma movimentação financeira suspeita no valor de R$ 925 mil , transferido de empresas escolhidas para conta do principal investigado.

Com base no inquérito a Justiça determinou o bloqueio nas contas bancárias dos investigados e suas empresas, no valor total de até R$ 241 milhões. Também foi pedido o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para apurar suposta prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. Os mandados foram expedidos pela Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.