Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

DGCOR-LD realiza operação para cumprir mandados e bloqueio de contas de envolvidos em esquema de fraude em licitações

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/05/2020 11h00 - Atualizado em 29/05/2020 11h41

O Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) realiza, nesta sexta-feira (29/05), a Operação Cerco para cumprir quatro mandados de prisão temporária e 26 mandados de busca e apreensão, além de bloqueio de contas dos investigados. A ação é um desdobramento da Operação La Casa de Papel desencadeada pelo DGCOR, com apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC) do MP-RJ, para apurar fraudes em pregões eletrônicos realizados para aquisição de resmas de papel para diversos órgãos do estado em 2016. Durante a ação, duas pessoas foram presas e documentos e celulares apreendidos para análise.

De acordo com a investigação, a fraude constatada pela Controladoria Geral do Estado (CGE) revelou uma movimentação financeira suspeita no valor de R$ 925 mil , transferido de empresas escolhidas para conta do principal investigado.

Com base no inquérito a Justiça determinou o bloqueio nas contas bancárias dos investigados e suas empresas, no valor total de até R$ 241 milhões. Também foi pedido o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para apurar suposta prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. Os mandados foram expedidos pela Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.