Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Delegacia do Tanque realiza operação para desarticular quadrilha especializada em fraudes de seguro milionárias

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
29/05/2020 15h44 - Atualizado em 29/05/2020 15h44

Policiais da 41ª DP (Tanque) desencadearam, nesta sexta-feira (29/05), a primeira fase da Operação Sanguessugas, para cumprir mandados de busca e apreensão e bloqueios de valores, expedidos pela Justiça. A ação visa desarticular uma quadrilha especializada em fraudes milionárias para recebimento de seguro e lavagem de dinheiro, por meio de movimentações financeiras por contas correntes de terceiros.

Segundo as investigações, funcionários que trabalhavam em uma instituição seguradora obtinham acessos a dados de sinistros e pagamentos, repassando-os aos prestadores de serviços da mesma instituição, ocasião em que os dados eram alterados para possibilitar a emissão de novos pagamentos adicionais e duplicados para contas-correntes vinculadas aos indiciados. As investigações revelaram que o esquema teve início em setembro de 2019, quando um segurado questionou o aumento de seu seguro, sendo informado acerca da utilização excessiva de sinistros.

Após análise dos sinistros, constatou-se a alteração dos dados de sinistro e pagamento, dando início à auditoria interna para verificação de sinistros idênticos. Ao tomar ciência dos dados colhidos internamente, os agentes deram início às investigações.

A primeira fase da operação foi antecipada após a constatação de que os indiciados adquiriram passagens de ida para Itália marcada para sábado (30/05), assim como altas quantias em criptomoedas (Bitcoins), denotando alto risco de fuga, bem como desfazimento de elementos de prova. Por conta disso, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão dos passaportes dos investigados visando frustrar eventual plano de fuga.

Durante as buscas foram encontradas provas materiais dos delitos praticados, como a apreensão de HDs, laptops, celulares e dos cartões bancários vinculados às contas-correntes de pessoas interpostas utilizados para movimentação financeira. Ainda com base nas decisões judiciais, foi determinado o bloqueio online de R$ 700 mil de cada investigado.