Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Sepol e MP realizam operação para cumprir mandados contra empresário acusados de fraude em merendas escolares

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
26/06/2020 09h10 - Atualizado em 26/06/2020 9h10

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da 20ª DP (Vila Isabel) em ação conjunta com o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) realiza, na manhã desta sexta-feira (26/06), a operação Prandium para cumprir mandados de busca e apreensão relativos a investigação que apura fraudes na compra de merendas e equipamentos para escolas estaduais. Os mandados estão sendo cumpridos na Capital e na Baixada Fluminense.

As investigações tiveram início há cerca de cinco meses e apontaram a existência de uma organização criminosa que atua forjando orçamentos e preços com o objetivo de simular a concorrência no fornecimento de materiais e alimentos para as escolas estaduais. A quadrilha age fazendo uso de várias empresas todas pertencentes a mesma pessoa, mas em nome de "laranjas".

Ainda segundo o apurado, alguns empresários foram monitorados ao longo das investigações aliciando e pagando propina à diretores de escolas e diretores regionais para que houvesse o direcionamento na escolha das empresas. Durante a investigação os agentes verificaram que mesmo com a pandemia do Covid-19 e a suspensão das aulas, as atividades ilícita se mantiveram para a compra e distribuição de cestas básicas aos alunos.

Ao todo 10 empresas foram investigadas por fazerem parte do esquema que pode chegar a cerca de R$ 50 milhões de prejuízo. Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca da Capital que tem atribuição para julgamento de Organizações Criminosas.