Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Secretaria de Polícia Civil, MP e PM realizam operação contra organização criminosa que atua em Vargem Grande

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
09/07/2020 12h14 - Atualizado em 09/07/2020 16h46

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), em ação conjunta com o Ministério Público Estadual (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), e da Corregedoria Geral da Polícia Militar, realizou, nesta quinta-feira (09/07), a Operação Porto Firme. A ação teve como objetivo cumprir 16 mandados de prisão preventiva de integrantes de uma organização criminosa que pratica crimes de tráfico de drogas e de armas de fogo, extorsões, homicídios, agiotagem e corrupção ativa. Seis pessoas foram presas, entre elas um policial militar.

A operação visava ainda cumprir 51 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao grupo que atua na região de Vargem Grande e Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio.

O grupo criminoso foi identificado com base em investigação da DHC para apurar a morte de Marcus Vinícius Calixto, em 2018, em Vargem Grande. A apuração apontou que a vítima teria sido morta por contrariar interesses da organização criminosa de milicianos que age naquela região.

Ainda de acordo com a investigação, o grupo era chefiado por um policial militar e contava com outro PM responsável pela segurança e proteção dos integrantes. O bando é conhecido por agir com extrema violência e emprego de arma de fogo.