Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende em flagrante oito pessoas e desarticula braço financeiro da milícia de Ecko em Guaratiba

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/07/2020 18h56 - Atualizado em 24/07/2020 18h56

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) prenderam, nesta sexta-feira (24/07), oito pessoas em flagrante durante uma operação para desarticular o braço financeiro da milícia de Wellington da Silva Braga, vulgo Ecko, atuante em Guaratiba, que controla ligações clandestinas de energia elétrica, água e TV a cabo.

Em consequência desta operação, a polícia calcula que a milícia da região tenha sofrido um perda mensal de cerca de R$ 250 mil em seu faturamento, além do prejuízo de R$ 180 mil apenas com apreensões de produtos de crime.

Segundo as investigações da especializada, o grupo criminoso controlado pelo miliciano Ecko, realizava ligações clandestinas de serviços públicos em residências e comércios, obrigando moradores e comerciantes a pagar taxa mensal por esse "serviço". Os agentes verificaram também que a milícia local ameaçava os técnicos e funcionários das concessionárias que entrassem na região controlada, impedindo ações e cortes de serviços.

A ação contou com o apoio operacional da Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), equipe técnica do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além de equipes das concessionárias Light e Zona Oeste Mais. Os policiais estouraram dois pontos de fornecimento de TV a cabo e Internet, o que resultou na apreensão de cabos e baterias de concessionárias de serviço público utilizadas para distribuição clandestina de sinal.