Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

DGHPP realiza ação conjunta para localizar cemitério clandestino no Complexo do Salgueiro.

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
19/08/2020 15h41 - Atualizado em 19/08/2020 15h41

O Departamento Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP) realizou, na manhã desta quarta-feira (19/08) uma operação para checar informações sobre a existência de um cemitério clandestino no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região Metropolitana do Rio. A ação contou com apoio de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e do Corpo de Bombeiros Militar.

Os agentes checaram diversos pontos na região, mas apesar de todos os esforços das equipes, o cemitério ilegal não foi encontrado. Durante a ação um policial da Core foi ferido sem gravidade.

As investigações da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá (DHNSGI) apontaram que traficantes daquela comunidade estariam assassinando traficantes rivais e enterrando os corpos em uma área de mata na região. Durante a apuração foram identificados integrantes da organização criminosa que tiveram os mandados de prisão expedidos pela Justiça.

De acordo com o DGHPP, o chefe do tráfico do Salgueiro é o traficante Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, preso em 2008 e solto em novembro de 2019 por decisão do Supremo Tribunal Federal que entendeu que ele deveria aguardar o julgamento em liberdade. Em dezembro o STF voltou atrás e decidiu que o traficante retornasse a prisão, porém ele não foi mais localizado.