Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

DPMA realiza operação contra despejo de efluentes nas lagoas da Barra da Tijuca

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
11/09/2020 10h34 - Atualizado em 11/09/2020 17h28

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizou nesta sexta-feira uma operação contra atividade poluidora no sistema lagunar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A ação foi integrada com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), a Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Sicca) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O objetivo era reprimir crimes ambientais na região e adjacências, mais especificamente sobre poluição mediante despejo de efluentes no corpo hídrico sem nenhum tratamento. Essas ações de fiscalização em diversos alvos ainda estão em andamento.

Duas pessoas – um homem e uma mulher – foram presas pelos agentes da DPMA por porte ilegal de arma de fogo, durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão. Eles são suspeitos de integrar uma organização criminosa apontada como responsável pela exploração imobiliária na Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, que promove a construção clandestina de prédios e causa degradação ambiental.

Com eles, foram apreendidos um revólver, uma pistola, duas espingardas, uma arma tipo garruchão, uma carabina de pressão, uma pistola de pressão, um cano de arma, 274 munições de variados calibres, dois canivetes, uma faca, três cartucheiras, um porta-carregador, uma bolsa com porta-carregador, um coldre, um bastão, duas toucas ninja e uma escova de limpar cano.