Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil apreende estátuas e canhão usado na Guerra do Paraguai

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/09/2020 17h40 - Atualizado em 24/09/2020 17h40

Policiais da 6ª DP (Cidade Nova) realizaram, na madrugada desta quinta-feira (24/09), uma operação para prender integrantes de uma quadrilha que roubava estátuas e outros materiais, especialmente em bronze, em praças do Rio de Janeiro. Dois homens foram presos durante a ação. 

De acordo com os agentes, eles chegaram no momento em que quatro homens tentavam realizar mais um furto,na Praça Onze. Ao perceberem a presença dos policiais, houve troca de tiros e dois deles conseguiram fugir, em direção ao Morro da Providência, no centro do Rio. Eles usavam uma kombi para transportar o material furtado. 

Com os criminosos foram encontrados uma cabeça de Rosária Trotta, mãe de Frederico Trotta, militar e político brasileiro; estátua de uma criança em homenagem a Álvaro Dias, professor da Igreja Presbiteriana; e uma placa em bronze. Além disso, um item histórico e secular também foi apreendido: um canhão usado na Guerra do Paraguai, o maior conflito internacional armado ocorrido na América do Sul, de dezembro de 1864 a março de 1870, que é Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).