Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil apreende 12 toneladas de material pirata e prende criminosos que extorquiam comerciantes de Madureira

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
06/10/2020 08h49 - Atualizado em 06/10/2020 12h34

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), realizou, na manhã desta terça-feira (06/10), a "Operação Brutus". Dois criminosos foram presos em flagrante e 12 toneladas de material pirata, armas e munições apreendidos. Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que ameaçava, coagia e extorquia ambulantes e comerciantes em Madureira, na Zona Norte.

Durante a operação também foram recolhidas 20 fardas militares, carregadores de pistola e fuzil, oito rádios comunicadores e 13 coletes balísticos. A quadrilha é composta por milicianos, traficantes e funcionários públicos municipais. As investigações apontam que os criminosos são suspeitos de movimentar de R$ 60 mil a R$ 90 mil por semana com cobranças irregulares, além de envolvimento em homicídios.

Segundo os agentes da especializada, nos últimos dois anos, nove pessoas foram mortas porque não pagaram a propina exigida ou por briga entre facções rivais. Além disso, o bando está sendo investigado por formação de quadrilha, organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.