Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza ação para desarticular organização criminosa que coleta e vende animais marinhos em risco de extinção

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
07/10/2020 14h14 - Atualizado em 07/10/2020 14h14

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), com apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da 126ª DP (Cabo Frio) e do Ministério Público, realizaram, nesta quarta-feira (07/10), a "Operação Poseidon" para desarticular uma organização criminosa que coleta, armazena e vende animais marinhos da fauna brasileira em risco de extinção. A ação visa cumprir seis mandados de busca e apreensão na capital do Rio de Janeiro e em cidades da Região dos Lagos. Duas pessoas foram presas e mais de 100 animais apreendidos.

Segundo os agentes, os animais são coletados ilegalmente na cidade de Marataízes, no Espírito Santo, e são transportados para as cidades de Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Eles ficam armazenados em um depósito e são vendidos a lojistas de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, além da capital do Rio de Janeiro.

As investigações mostram que os presos são os operadores do esquema, que conta com pescadores e revendedores de animais e possui uma loja física para a comercialização em Cabo Frio. O grupo extraiu diversos tipos de peixes e invertebrados marinhos dos recifes de corais, como tubarões, arraias, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar e corais ameaçados de extinção e cuja a coleta se encontra proibida por não serem recursos pesqueiros.

Ainda de acordo com os policiais, além do grave dano ambiental que a coleta indiscriminada causa ao meio ambiente, outro problema é que, uma vez retirados de seu habitat e misturados a outros animais exóticos durante o armazenamento, os peixes e corais não podem mais retornar ao local de origem por conta de risco biológico ao bioma marinho.

A investigação será finalizada após a análise do material apreendido durante a ação e os animais serão encaminhados ao AquaRio, onde, após passarem por quarentena, serão expostos ao público com o compromisso de estarem servindo de conscientização e educação ambiental.