Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra milícia na Baixada Fluminense

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
08/10/2020 09h28 - Atualizado em 08/10/2020 16h43

A Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO), realizam, na manhã desta quinta-feira (08/10), a "Operação Próspera" para desarticular uma organização criminosa de milícia que atua no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Foram expedidos 25 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, e no município de Carmo. Na ação, os agentes cumpriram 20 mandados de prisão, sendo que 10 pessoas foram presas hoje e outras 10 já estavam custodiadas.

Segundo os agentes, as investigações são continuidade de um inquérito instaurado na 60ª DP (Campos Elíseos), que identificou e prendeu 31 integrantes da milícia com atuação nos bairros de Saracuruna, Vila Urussaí e Jardim Primavera, responsáveis por diversos homicídios, extorsões a moradores e comerciantes, mototáxis e transporte alternativo de van, além de explosões a caixas eletrônicos e sequestro. Foram identificados três núcleos distintos que vinham disputando o controle do território orquestrados, especialmente, por lideranças que já estão presas.

A operação conta com o apoio da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), 112ª DP (Carmo) e da 3ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).