Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende integrantes de quadrilha que aplicava “golpe do motoboy” em idosos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
10/10/2020 11h42 - Atualizado em 10/10/2020 11h42

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos (Desarme) prenderam, na tarde desta sexta-feira (09/10), quatro integrantes de uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em idosos e instituições financeiras, aplicando o golpe do motoboy. Eles foram capturados em flagrante em Camboinhas, Niterói.

Segundo os agentes, eles chegaram até os criminosos após trabalho de inteligência da unidade. No local, abordaram um dos homens entrando em uma casa, com diversos cartões de crédito e débito. Na residência foram localizados os outros criminosos que estavam em computadores praticando crime. Com o grupo foram apreendidos 18 cartões, 48 máquinas de crédito/débito, três notebooks, nove celulares, além de três motos e um carro.

A quadrilha simula a clonagem do cartão da vítima e os criminosos entram em contato como se fossem da instituição financeira e alegam que precisam recolher o cartão que teria sido clonado. Eles solicitam ainda que a vítima ligue para o SAC do banco e com um programa de computador eles desviam a ligação para um telefone que é atendido por um dos integrantes do bando, que orienta que a senha seja digitada no teclado. Um motoboy vai até a residência da vítima para fazer pegar o cartão, que é utilizado pelos criminosos para saques e compras.