Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende em Foz do Iguaçu traficante que utilizava menores para transportar drogas

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
23/10/2020 10h47 - Atualizado em 23/10/2020 10h47

Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam, nesta quinta-feira (22/10), em Foz do Iguaçu, Paraná, um homem que usava menores para transportar drogas vindas do Paraguai para comunidades do Rio de Janeiro. Ele foi localizado após um intenso trabalho de inteligência e monitoramento pela equipe da delegacia, que pôde cumprir um mandado de prisão preventiva pendente.

A investigação teve início após a apreensão de um adolescente na Rodovia Presidente Dutra, em maio do ano passado. Ele conduzia um veículo roubado, transportando 488 quilos de maconha prensada.

Segundo informações preliminares, a droga vinha do município de Foz do Iguaçu e seria entregue pelo adolescente em comunidades como o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Com o adolescente, foi apreendido um telefone celular e, após representação feita pela DPCA, a Justiça deferiu o afastamento do sigilo de dados do aparelho, o que permitiu desvendar a forma de atuação dos criminosos.

De acordo com os dados extraídos do telefone celular, foi possível concluir quem era o verdadeiro responsável pelo envio de drogas de Foz do Iguaçu para as comunidades do Rio de Janeiro, recrutando menores de idade para que efetuassem o transporte do material entorpecente em um veículo “clonado” por ele fornecido. Foi apurado que o homem acompanhava os menores no trajeto de Foz do Iguaçu até o Rio de Janeiro, fazendo uma escolta em outro veículo sem restrições e sem transportar material ilícito, o que dificultaria a sua prisão em caso de abordagens feitas por policiais rodoviários.

O farto material extraído do telefone celular, como mensagens de aplicativos e imagens de vídeo, demonstra que ele aliciava adolescentes para traficar drogas e armas de Foz do Iguaçu, de forma a tentar impedir a sua identificação e consequente responsabilização criminal. Segundo as investigações, as armas e drogas vinham do Paraguai, ingressando no Brasil pela fronteira em Foz do Iguaçu, de onde era distribuídas para diversas comunidades do Rio de Janeiro dominadas por organizações criminosas.

A prisão foi efetuada com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais do Paraná e da 6ª Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu.