Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação no Complexo do Maré e prende integrantes de organização criminosa envolvida no homicídio do menino Leônidas de Oliveira

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
27/10/2020 18h15 - Atualizado em 27/10/2020 18h15

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realizou, nesta terça-feira (27/10), a Operação Gota DÁgua, no Complexo da Maré, para prender acusados de participação em cerca de 70 grandes crimes, entre homicídios e assaltos, ocorridos nos últimos 3 anos, totalizando mais de R$ 200 milhões de prejuízos. As investigações também apontaram que a organização criminosa está envolvida na morte do menino Leônidas Augusto da Silva de Oliveira, de 12 anos, que aconteceu no dia 9 de outubro deste ano. Os policiais prenderam 21 pessoas, apreenderam fuzis; granadas; silenciadores; grande quantidade de drogas e material para embalar, e dezenas de carros e motos roubados. Além disso, os agentes descobriram um depósito clandestino com 30 toneladas de produtos falsificados, como brinquedos, avaliados em R$ 20 milhões; e 200 mil mochilas falsificadas.

- Essa operação começou no dia 9 de outubro, quando recebi a notícia de que o menino Leônidas Augusto da Silva de Oliveira, de 12 anos, tinha sido morto durante tiroteio na Avenida Brasil. Me coloquei no lugar dos familiares e amigos que, mesmo com a extrema dor da perda, certamente tinham o desejo de justiça. Aquilo foi a gota dágua. Determinei a realização para prender criminosos ligados a este grupo e mostrar para todos que estão envolvidos na vida do crime que não existe território deles. Quem manda é o estado - declarou o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski.

De acordo com o delegado Rodrigo Oliveira, subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Polícia Civil, os agentes identificaram a existência de uma grande e estruturada organização criminosa no Complexo da Maré, especificamente nas comunidades de Nova Holanda e Parque União, ambas controladas por uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro.

- Essas localidades são um verdadeiro QG do crime organizado na cidade do Rio de Janeiro, servindo de base operacional, entreposto na distribuição de armas e drogas, planejamento e execução de grandes roubos de cargas, e ainda serve de esconderijo para criminosos de diversas regiões do estado do RJ controladas pela mesma facção criminosa - disse.

Segundo o diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), delegado Felipe Curi, o trabalho de inteligência demonstrou que esses criminosos utilizavam a região para repartir o produto dos roubos de cargas e vinham fazendo os moradores de reféns do crime organizado, já que vivem sob a lei do silêncio.

- O menino Leônidas Augusto da Silva de Oliveira foi mais uma vítima dessa organização criminosa. O fato ocorreu na Avenida Brasil, na altura da Comunidade Nova Holanda. A investigação conduzida pela 21ª DP (Bonsucesso) indicou que os autores da morte dessa criança são exatamente os integrantes deste núcleo de criminosos do Complexo da Maré - finalizou.

A operação contou com policiais de diversas unidades, como o Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC); Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE); Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB); da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), além da equipe da 21ª DP (Bonsucesso).