Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Força-Tarefa da Polícia Civil realiza operação contra ocupações irregulares da milícia na Gardênia Azul

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/11/2020 08h29 - Atualizado em 24/11/2020 17h31

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), representando a Força-Tarefa criada pela Polícia Civil para combate à milícia, realizaram, nesta terça-feira (24/11), uma operação na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio. Essa foi mais uma ação contra o braço financeiro da organização criminosa e teve como objetivo apurar a prática de crimes ambientais, parcelamento irregular ou clandestino de solo urbano e lavagem de dinheiro.

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em 22 endereços residenciais e comerciais. Segundo as investigações da DPMA, a milícia que domina a região utiliza "laranjas" como responsáveis pelas construções. Com os edifícios concluídos, as unidades são vendidas por R$ 150 mil, garantindo lucro estimado de R$ 3,6 milhões ao grupo.

Pelo apurado, a área total ocupada é de 10 mil m², sendo 7 mil m² em área desmatada. As construções são erguidas sem nenhum comprometimento com projetos de engenharia, arquitetura ou urbanístico, ou mesmo preocupação de estabilizar o terreno.

A operação também visava pretendia apreender armas, telefones, computadores, bens e valores, além de identificar colaboradores com a milícia.