Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

Institucional

Delegada Renata Pompas apresenta as instalações da Sala Lilás do IML-Centro ao prefeito do Rio

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/08/2017 18h51 - Atualizado em 14/08/2017 22h10

Representando a Chefia de Polícia Civil, a delegada Renata Pompas, recebeu, nesta segunda-feira (14/08), no IML-Centro, o prefeito Marcelo Crivella, que conheceu as instalações da Sala Lilás, espaço destinado ao acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.

O ambiente é o resultado de um convênio firmado entre a Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Saúde, o Tribunal de Justiça, o Rio Solidário, e a Secretaria de Estado de Saúde, visando o atendimento de vítimas que comparecem ao IML para realizarem o exame pericial desses tipos de crimes.

A delegada (que também responde interinamente pelo Departamento Geral de Polícia Técnico-Científico - DGPTC) destacou a importância da Sala Lilás no aprimoramento ao atendimento feito às mulheres. “Melhorar cada vez mais o atendimento às mulheres que sofrem esses tipos de abusos é uma das principais metas da Chefia de Polícia”, frisou a delegada.

Ao ser perguntado sobre a importância desse projeto, o prefeito comentou sobre a necessidade de nos dignificar e nos enobrecer como sociedade cuidando dos nossos vulneráveis.

“Hoje temos muitos, são nossas crianças vivendo em situação de risco e muitas mulheres também. Eles precisam de toda a atenção. Salas como essa, com funcionários atenciosos, que no momento da dor prestam aquele atendimento tão necessário, faz toda a diferença” – avaliou o prefeito, momentos antes de anunciar a ampliação do projeto para o IML de Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

No espaço de acolhimento, enfermeiras promovem escuta qualificada, notificação dos casos de violência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atendimento de saúde mental, medicação profilática contra infecções sexualmente transmissíveis e orientações para o aborto legal, além de articular o atendimento com outras instituições de apoio social e jurídico.

Estiveram presentes à visita, o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos; a desembargadora Suely Lopes, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica; a juíza titular de 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar, Adriana Mello; o diretor do IML, Reginaldo Franklin; a coordenadora do Ciclo da Vida da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Prudêncio; a representante da Secretaria de Saúde do Estado, Ivanise Arouche; e a coordenadora da ONG Rio Solidário, Roberta Risa.