Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil deflagra Operação Mercadores de Ilusões para desarticular quadrilha que aplica golpes de cartas de crédito

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/01/2021 11h46 - Atualizado em 14/01/2021 15h50

Policiais civis do Amapá, por meio da Delegacia do Consumidor (DECCON), do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), e do Espírito Santo realizaram a ‘Operação Mercadores de Ilusões’ na manhã desta quinta-feira (14/01). A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que aplica golpes em vítimas, geralmente de baixa renda, com falsas promessas de cartas de crédito com contemplação. Ao todo, são seis (06) mandados de prisão e cinco (5) de busca e apreensão a serem cumpridos nos municípios do Rio de Janeiro, Macapá e Vitória. Três prisões foram realizadas pelos agentes da DCOC-LD.

De acordo com as investigações da DECCON, consultores da Multimarcas Consórcios, acusados de estelionato, atraem as vítimas com condições de aquisição de veículos, imóveis ou outros bens. No entanto, segundo as denúncias, após o pagamento de quantias iniciais e passado o prazo previsto para recebimento da linha de crédito, os consumidores ficavam sem qualquer valor ou devolução.

Somente no Amapá, tendo como base as ocorrências registradas em delegacia, o prejuízo das vítimas ultrapassa R$ 150 mil. O golpe, porém, pode ser ainda maior, uma vez que há registros semelhantes também nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Minas Gerais.

A matriz da empresa fica localizada em Belo Horizonte. Rio de Janeiro e Vitória possuem escritórios, onde estão sendo realizadas as buscas.