Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Força-Tarefa da Polícia Civil de combate às milícias realiza operação contra comércio de cigarros falsificados

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/01/2021 12h53 - Atualizado em 14/01/2021 14h04

A Força-Tarefa da Polícia Civil de combate às milícias, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), realizou uma grande operação, nesta quinta-feira (14/01), para coibir o comércio e o varejo de cigarros falsificados. Durante dois meses de investigação, os agentes identificaram 143 pontos de vendas, a maioria em regiões dominadas pela organização criminosa. Cerca de 800 mil cigarros ilegais foram apreendidos, 102 pessoas foram conduzidas para serem ouvidas na Cidade da Polícia e serão indiciadas por contrabando.

De acordo com a Polícia Civil, o comércio de cigarros falsificados tem renda estimada em torno de R$ 12 milhões por mês. Segundo a Associação de Produtores de Cigarros, só no estado do Rio de Janeiro há perda de arrecadação de impostos de aproximadamente R$ 480 milhões por ano com a venda ilegal.

A operação contou com apoio de delegacias especializadas e distritais da Baixada Fluminense. Na ação, os agentes também recuperaram materiais de saúde desviados da rede pública e prenderam duas pessoas em flagrante envolvidas neste crime. As equipes também apreenderam 40 máquinas caça-níqueis durante a ação.