Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil faz operação contra quadrilha especializada em roubos a caixas eletrônicos

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
14/01/2021 14h59 - Atualizado em 14/01/2021 14h59

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) realizaram, nesta quarta-feira (13/01), uma operação contra uma organização criminosa especializada em roubos e furtos a instituições financeiras e caixas eletrônicos. Dois homens foram presos em flagrante na comunidade do Castelinho, em São João de Meriti. Um deles é natural de Joinville (SC) e possui diversas anotações criminais. Durante a ação, foi apreendido vasto material utilizado para a prática de crimes e cerca de R$ 5 mil em espécie de notas roubadas, que possuíam marcas de tinta inutilizantes do sistema de segurança.

A quadrilha operava há meses em diversos municípios do país, realizando os crimes de forma estável e planejada com divisão de funções e de tarefas. A atuação do grupo consistia na junção do poder bélico e do controle territorial de narcotraficantes vinculados a uma facção criminosa. Os bandidos contavam, ainda, com a expertise de indivíduos de Santa Catarina em arrombamento dos caixas, cofres e desabilitação dos sistemas de segurança bancários.

Na ocasião dos ataques, os traficantes cercavam os locais com emprego de armas longas, como fuzis, para evitar a chegada de forças policiais. Em troca, recebiam um percentual dos lucros que eram reinvestidos na "caixinha" da facção para a compra de armamentos e para o financiamento de guerras contra milícias.

Nesta última ação, parcialmente frustrada pela DRF, a organização criminosa restringiu a liberdade de diversas vítimas que moravam nas imediações do estabelecimento comercial atacado. Elas foram rendidas e permaneceram amarradas até a chegada de policiais civis e militares.

As investigações seguem em andamento para a identificação e a prisão das lideranças do tráfico local e dos demais elementos ainda não qualificados.