Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil realiza operação contra o braço financeiro da milícia na Baixada Fluminense

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/02/2021 11h28 - Atualizado em 24/02/2021 14h05

A Força-Tarefa da Polícia Civil para combate à milícia realiza, nesta quarta-feira (24/02), uma operação contra o braço financeiro da organização criminosa em municípios da Baixada Fluminense. O objetivo é prender milicianos, asfixiar as fontes de renda e interromper comércios e serviços ilegais, que geram grande lucro e são explorados pelos criminosos.

Até o momento, 23 pessoas foram presas. Durante a operação, foi estourado um grande depósito de gás e de venda de água explorado pela milícia. A água era envasada no próprio local, sem qualquer garantia de qualidade, e vendida posteriormente acime do preço de mercado, já que a organização criminosa não permitia livre concorrência.

Participam da ação delegacias do Departamento Geral de Polícia Especializada e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com apoio do Procon-RJ e do Disque Denúncia.

Entre os crimes investigados estão exploração de atividades ilegais controladas pela milícia; cobranças irregulares de taxas de segurança e de moradia; instalações de centrais clandestinas de TV a cabo e de internet (gatonet/gatointernet); armazenamento e comércio irregular de botijões de gás e água; empresas de GNV ilegais; parcelamento irregular de solo urbano; exploração e construções irregulares, areais e outros crimes ambientais; comercialização de produtos falsificados; contrabando; descaminho; transporte alternativo irregular; estabelecimentos comerciais explorados pela milícia e utilizados para lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades.