Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil prende líder de milícia que atua em comunidade de Jacarepaguá

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
24/02/2021 16h10 - Atualizado em 24/02/2021 16h10

A Força-Tarefa da Polícia Civil de combate à milícia, por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), prendeu, nesta quarta-feira (24/02), o miliciano Pedro Paulo Silva de Oliveira, conhecido como "Neném". Ele estava foragido da Justiça e foi localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio.

Segundo as investigações, "Neném" atualmente liderava a milícia que atua na comunidade Dois Irmãos, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste. Ele possui histórico violento e tinha três mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado.

No ano passado, a Delegacia de Homicídios da Capital e o Ministério Público deflagraram a operação denominada Entourage para desarticular e prender milicianos da Zona Oeste do Rio. A ação se apoiava em dois inquéritos que tiveram início com as investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Na época, Orlando Curicica foi apontado como responsável por vários crimes praticados por milicianos na Zona Oeste. A denúncia foi recebida e as prisões decretadas pelo II Tribunal do Júri. "Neném" era um dos alvos da operação.

Os inquéritos policiais revelaram que o grupo operava na exploração ilegal de serviços de transporte, lazer, alimentação e segurança, cobrando taxas de proteção aos comerciantes da localidade, pedágios aos trabalhadores de transporte alternativos (vans e mototáxis), além de dominar associações de moradores das regiões.