Logotipo da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Governo do Estado do Rio de Janeiro Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter Logotipo do Instagram Logotipo do YouTube

PCERJ em Ação

Polícia Civil pede prisão cautelar de 14 responsáveis pela organização de bailes funks em comunidades durante a pandemia

Fotos: Divulgação

ASCOM - Assessoria de Comunicação
02/03/2021 10h55 - Atualizado em 02/03/2021 10h55

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da força-tarefa organizada pelo Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), composta por agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) e pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), solicitou a prisão cautelar de 14 responsáveis por realizar e organizar bailes funks durante o carnaval nas comunidades do Jacaré, no Jacarezinho; Pedreira, em Costa Barros; Acari, no bairro Acari; e Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. De acordo com as investigações, os indiciados infringiram a legislação em vigor e decretos estaduais e municipais, que determinam a suspensão de eventos que tenham presença de público com aglomerações.

Os responsáveis pelos bailes promovidos durante o carnaval foram indiciados pelos crimes de infração de medida sanitária preventiva, epidemia e associação ao tráfico de drogas. A investigação apontou que o “Carnaval do Jaca”, “Pedra Folia”, “Acari Folia” e “Baile do Castelar Especial de Carnaval” foram realizados em áreas abertas nas comunidades sob controle de grupos criminosos dessas regiões. Segundo os agentes, os eventos fizeram, por meio das músicas, apologia ao crime ou a criminosos, sendo também o sexo, a violência, o tráfico e o uso de drogas temas recorrentes das letras.

A Polícia Civil constatou, durante as investigações, que os bailes aconteceram entre 22h até 7h da manhã do dia seguinte, expuseram crianças, adolescentes e adultos que moram nessas regiões e promoveram aglomerações, possibilitando risco de disseminação da Covid-19 e, consequentemente, aumento do contágio e do número de infectados.

INDICIADOS
Evento: Carnaval do Jaca - Comunidade do Jacarezinho
- Marcos Almeida da Costa - DJ Markinho do Jaca
- Leonardo Helcias Andrade Cardoso - “Leo”
- Denílson Rodrigues Ferreira - DJ Denilson do Chapadão
- Adriano de Souza Freitas - vulgo “Chico Bento”, líder da quadrilha de narcotraficantes da localidade

Evento: Pedra Folia - Comunidade da Pedreira
- Luiz Cedro da Silva Junior - “Junior”
- André dos Santos Saraiva - DJ Andrezinho da Divisa
- Rodrigo Santos Silva - DJ RD San
- Rene de Freitas Lopes Araujo - vulgo “Coelho da Pedreira”, líder da quadrilha de narcotraficantes da localidade

Evento: Acari Folia - Comunidade de Acari
- Mateus Bento de Souza - “Negão da BL”
- Gerson Rezende Sampaio e Silva
- Alexsander Mesmer Fernandes - vulgo “Formigão”, líder da quadrilha de narcotraficantes da localidade

Evento: Baile do Castelar Especial de Carnaval - Comunidade do Castelar
- Marlon Brendon Coelho Couto da Silva - MC Poze do Rodo
- Rangel da Silva Castro
- Jose Carlos dos Prazeres Silva - vulgo “Cem” ou “Piranha”, líder da quadrilha de narcotraficantes da localidade